sábado, 18 de junho de 2011

Importante dispersora de sementes, anta é ameaçada na Mata Atlântica .

Mamífero sofre com a fragmentação da vegetação e é alvo de caçadores
Anta, importante dispersora de semesntes na mata atlântica (Foto: Divulgação)Anta, um animal solitário e dócil (Foto: Divulgação)
A fragmentação das florestas e a caça ilegal são as principais causas do desaparecimento dos grandes mamíferos das florestas da Mata Atlântica. Porcos do mato, queixadas e antas são algumas das maiores vítimas da transformação da florestas em agricultura ou pastos e também são os principais alvos dos matadores. A bióloga Alexandra Sanches, que estuda o comportamento das antas no pós-doutorado na UNESP de Rio Claro, busca estimar o tamanho da população do animal no Brasil.
“As antas são os principais alvos de caçadores. Um tiro representa muita carne. E elas sofrem com a destruição da mata para a abertura de pasto e agricultura. A anta precisa de grandes áreas para sobreviver. Se não tem, ela sai e acaba morrendo. A anta é uma espécie vulnerável, segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), que tem uma lista vermelha dos animais ameaçados”, diz Alexandra.
Maior mamífero presente na Mata Atlântica, as antas costumam ser lentas, solitárias e dóceis. É um animal com hábitos noturnos e com taxa de reprodução muito baixa. Uma gestação dura 13 meses e o filhote permanece com a mãe pouco mais de um ano. A mesma fêmea leva de dois a três anos para gerar de novo. Por serem solitárias, ainda precisam contar com a sorte de encontrar um macho. Alexandra explica a importância do animal para o ecossistema:
“A anta é considerada uma importante dispersora de sementes. Ela pode ingerir sementes de tamanho grande, coisa que muitos organismos não conseguem fazer, e carregam quantidade. As mesmas saem nas fezes, longe de onde foram consumidas. Além da proibição e fiscalização da caça, é interessante pensarmos em corredores ecológico, para ligar fragmentos de Mata Atlântica que foram separados”.
Alexandra fez mestrado em Genética e Evolução e doutorado em Ecologia. Sua tese foi sobre peixes. No fim do não que vem, ela defende a tese sobre antas. Recentemente, o Ibama enviou uma amostra apreendida durante uma caça e a bióloga confirmou que era de carne de anta. O mais interessante é que suas pesquisas são feitas somente através das marcas que elas deixam na mata atlântica:
“Nunca esbarrei com uma anta. Trabalho a partir das fezes e pegadas do anima.”
fonte: GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário